domingo, 30 de julho de 2017

Viajar sozinha

Quando digo que viajar sozinha é algo que não me agrada, sou "bombardeada" com comentários do género: " Não vejo porquê, muita gente faz isso", "O que é que tem? Melhor que ficar em casa sem fazer nada", "Não és nada aventureira, não aproveitas a vida!" ou "Mais vale só que mal acompanhada, o que interessa é viajar,  conhecer os sítios e aproveitar a viagem".
A questão é que estas pessoas, que tão bem opinam sobre a minha vida, nunca fizeram uma reserva duma viagem (não estou a falar de um simples voo) para uma só pessoa ou viajaram sozinhas (ir de avião sozinho para ir ter com alguém noutro país não conta).
Em primeiro lugar, se contactamos uma agência de viagens e pedimos algo só para uma pessoa, dizem logo que isso é complicado, que têm de verificar o que há. Em segundo lugar, os preços estão logo à partida por pessoa em quarto duplo. Em terceiro lugar, alguns sítios nem têm sequer a opção de quarto single. Em quarto lugar, fui uma vez sozinha num verão para o Alentejo e, embora reconheça que me fez bem na altura, custou "para caraças",  tanto financeiramente como o tempo (supostamente) de férias ali passado.
Financeiramente, quando existe a opção de quarto single, tenho de pagar uma taxa por usar sozinha um quarto usado normalmente por duas pessoas, ou seja, não pago metade do preço; pago por uma pessoa mais a dita taxa. 
Mas pior que a parte financeira, para mim é a parte pessoal. Adoro conversar, se vou sozinha falo com quem? Vou passar o tempo todo ao telemóvel? 
Detesto tomar as refeições sozinha; sim, eu sei, ninguém está a reparar em mim, que estou sozinha, mas eu sei que estou. Mais uma vez, o que faço durante a refeição? Vejo as redes sociais no telemóvel? 
Se viajo sozinha não tiro tantas fotografias; por muito que as selfies estejam na moda, não me digam que não é melhor tirar fotografias de grupo ou com outra pessoa, e até mesmo ser outra pessoa a fotografar-nos. Claro que é!
Em último lugar, acho que viajar é também partilha; partilha de momentos, de histórias, de aventuras, de acontecimentos (mais ou menos positivos), de sentimentos. Se viajo sozinha partilho com quem? Comigo mesma?
Embora muita gente defenda que viajar sozinho não é solitário e que "é fazer uma jornada para dentro de si mesmo" (Danny Kaye), eu continuo a preferir viajar com companhia (mesmo que seja apenas com uma pessoa).






Sem comentários:

Enviar um comentário