sexta-feira, 14 de julho de 2017

Lidar com a morte

Lidar com a morte não é um tema leve nem animador, mas ao longo da nossa vida todos temos de passar pelo momento triste e desesperante de perder alguém que nos é querido.
Quando perdemos alguém, começam as perguntas e a revolta. "Porquê ele/ela?" , "Porquê tão cedo?", "Porquê desta maneira?, "Por que teve de sofrer tanto?", "Porquê tão de repente?"., "Porquê?".
Seja qual for a forma de morrer, a morte nunca é aceite. Não entendemos porque temos de perder as pessoas que nos são queridas. Queremos que vivam para sempre, que nos acompanhem e estejam ao nosso lado sempre. Infelizmente, é a lei da vida e todos nós sabemos disso; mas na prática nunca é fácil lidar com a perda. 
O que dizer a alguém que perdeu um ente querido? Obviamente não há palavras nenhumas que tragam a pessoa de volta ou eliminem o sofrimento; mas dizermos e mostrarmos que estamos ali, que podem contar conosco é o melhor que podemos fazer; alivia um bocadinho a tristeza e a pessoa sente-se apoiada.
Mas a verdade é que não há "receita mágica" para lidar com a morte, por isso se perderem alguém apoiem-se em quem vos quer bem e se alguém perto de vocês perdeu alguém não deixem de apoiar e de estar lá, de dar um abraço bem apertado e dizer "vai correr tudo bem" (mesmo quando sabemos que a vida jamais volta a ser igual depois daquela perda). 

Sem comentários:

Enviar um comentário