Às vezes dou por mim a pensar nas decisões que tomei ao longo da vida e como seria se tivesse tomado outro tipo de decisões. Aquela expressão que passeia pela cabeça "E se ..."
Pergunto-me como teria sido se tivesse escolhido outra área de estudos no 10º ano... Onde estaria agora? Se não tivesse escolhido ser professora teria um melhor emprego (quase de certeza!)? Sentir-me-ia mais realizada? Pergunto-me se mesmo depois de ter estudado para ser professora se devia ter mudado de área. E se tivesse reiniciado o meu percurso profissional tentado outra profissão? A verdade é que houve um ano em que tentei fazer trabalho de secretária e não aguentei um mês sequer... Será que não tentei o suficiente? Pergunto-me sobretudo se já não há mesmo volta atrás, mesmo que quisesse... Quando terá sido o momento exato em que decidi definitivamente que ser professora é a profissão na qual, apesar de tudo, me sinto bem?
Emocionalmente tenho tendência a pensar nas pessoas que passaram pela minha vida e como teria sido se eu tivesse feito as coisas de maneira diferente (mas é claro que algumas vezes as decisões não foram minhas, muitas vezes tive de aceitar as decisões das outras pessoas). E se tivesse ficado com a pessoa X ou com a pessoa Y? Seria mais feliz? Teria o mesmo tipo de vida?
Acho que não há pessoa nenhuma que não pense "E se tivesse feito de maneira diferente?" relativamente a algumas situações da vida, mas a verdade é que o passado nunca poderemos mudar. Penso que um pouco de "andar para trás no tempo" não faz mal nenhum, desde que isso não nos impeça de viver a nossa vida atual. É inevitável pensar no que se fez e no que se poderia ter feito de outra maneira. E se vivesse tudo outra vez será que faria tudo exatamente igual? Duvido. Teria tomado outras decisões? Provavelmente. E se o tivesse feito, como seria a minha vida? Nunca saberei.
O melhor mesmo é viver o presente o melhor possível e ficar em paz com o passado e com as decisões que tomei. Não vale a pena matutar muito no "E se...".
E mais, se o presente ainda mantiver na nossa vida pessoas do passado que nos fizeram e fazem bem ou nos faz reencontrá-las, é porque é assim que faz sentido e é assim que deve ser!
Sem comentários:
Enviar um comentário