sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Início ano letivo 2018-2019

Segue o fantástico início do meu ano letivo (as aulas ainda não começaram, só começam dia 17 e aposto que terei mais peripécias para contar nessa altura),
Este post vai ser ainda mais negativo do que o do ano passado. Sorry! Fiquei colocada em horário completo, anual, em contratação inicial, perto de casa, tudo ótimo. Ou então não.
Quando me apresentei no Agrupamento fui informada pela Adjunta da Direção do 1ºciclo que ia dar aulas em duas escolas e disse-me o número de turmas. Deu-me informação incompleta, pois um horário completo tem 9 turmas e o que me disse era que ia ter 7 turmas. Disse-me também para me ir apresentar aos coordenadores nas 2 escolas (que afinal eram 3, onde tinha as 2 turmas que faltavam).   Saio do Agrupamento sem o meu horário. 
Na primeira escola espero 45 minutos para o coordenador poder falar comigo, já que estava em reunião com os professores (eu como só sou a professora de Inglês posso esperar, qual é a minha importância na verdade, certo?). Consigo saber o horário só dessa escola.
Vou à segunda escola e a coordenadora estava na pausa do café. Esperei novamente (desta vez não contei o tempo). Não me deu muita importância, até fui eu que sugeri deixar os meus contactos. Pelo menos facultou-me o meu horário completo. Descubro então a terceira escola onde tenho o restante horário, percebo também que vou ter o pior horário que alguma vez tive desde que estou no 1º ciclo: de 2ª a 5ª das 9h às 10h, das 11h30 às 12h30 e das 15h45 às 17h30 com um intervalo de 45 minutos das 15h45 às 16h30 (é a primeira vez que vejo intervalos de 45 minutos no 1º ciclo, costumam ser de 30 minutos, mas enfim ...), 6ª dou aulas das 15h45 às 17h30. Fiquei em choque! Nunca nos meus piores pesadelos pensei poder ter um horário tão mau! Nem queria acreditar, terei de fazer 3 deslocações diárias de 2ª a 5ª! 
Posto isto, vou à procura da escola nº 3, que é bastante longe das outras duas. Estive lá pouco tempo e não me deixaram à espera. Disseram que me ligavam quando precisassem de mim.
Passou o resto da semana e eu sem ter mais notícia nenhuma. 
Na 6ª ligo para o Agrupamento umas 12 vezes e não consegui falar com ninguém.
Na 2ª estou eu na minha vidinha e recebo um telefonema da coordenadora da 3ª escola que me diz que tenho de ir para lá "cumprir horário" e que tenho de fazer o mesmo nas outras escolas o resto da semana. Lá fui. Estive lá até às 12h30 sem fazer nada (nada mesmo!). Disseram que não precisavam que eu fosse na 6ª às reuniões dos Encarregados de Educação.
3ª felizmente foi feriado no Conselho e não trabalhei. Na 4ª fui à 2ª escola e acertei logo no dia porque ia haver uma reunião às 10h30 (reunião que eu nem sabia que ia existir e para a qual nem convocatória recebi!). Como ainda era cedo fui à 1ª escola para saber o que precisavam de mim, disseram que se eu estivessse por ali para aparecer na 6ª nas reuniões dos EE. Volto para a outra escola, adiam a reunião meia hora, para as 11h, para irem beber café. Na reunião fico a saber que tenho de tratar dos cartões dos almoços dos alunos e que tenho de vigiar o almoço um dia por semana (eu até achei que não estava a perceber bem o que estava a ser dito, enfim...).
Na 5ª vou à confraternização da abertura do início do ano letivo no Agrupamento. Nada de especial, só eu a sentir-me completamente peixe fora de água.
Chega o dia de hoje, dia das reuniões dos EE. Vou à 2ª escola onde era suposto estar às 11h. Falei com a coordenadora que me disse que eu iria com ela às salas para me apresentar. Fiquei na sala dela à espera, passam 45 minutos, ela aparece e diz "Desculpa Rita, nunca mais me lembrei de ti. Podes ir embora, agora já não faz sentido lá voltar!" (Chamo-me Raquel, by the way!). Decido ir então à 1ª escola e apresento-me rapidamente a uma turma (turma do coordenador) e pronto. Até fiquei com a sensação de que se não tivesse aparecido estava tudo bem na mesma.
Conclusão: horário completo e perto de casa, ok; horário esburacado e a sentir-me sempre deslocada e isolada, não ok! Começo a gostar cada vez menos deste grupo de recrutamento e sempre que acho que se avança alguma coisa num ano, no ano seguinte mudo de Agrupamento e percebo que não se avançou nada e até se regrediu!
O Inglês do 1º ciclo ainda não foi aceite pelos colegas do 1º ciclo, ainda se acha que essa disciplina só veio incomodar e que os professores que a lecionam são professores de 2ª categoria. Depois quem é que sofre as consequências? Professores como eu, claro. Sempre perdidos, sempre sem saber o nosso lugar (se é que temos algum), sempre isolados e sempre desvalorizados. 
Dá para perceber que o meu nível de motivação para começar as aulas é zero?
(P.S. Tenho MUITAS saudades dos dois anos letivos que passaram... Realmente só percebo que estive muito bem quando estou pior!)



Sem comentários:

Enviar um comentário