sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Uma "não resposta" é já uma resposta

Quando alguém não nos responde a uma mensagem, a um e-mail ou não retribui um telefonema, ou seja, nos dá uma "não resposta" , já está a dar-nos uma resposta. Já nos está a dizer que se "está a borrifar" para nós, já está a mostrar que não significamos nada, que o que dizemos é completamente irrelevante e o que possamos ou não pensar dele(a) não interessa minimamente. Basicamente mostram-nos que a sua vida continua sem qualquer problema sem nós e sem as nossas comunicações; que não fazemos qualquer diferença.
No meu caso, ignorarem-me assim é a pior coisa que me podem fazer. Prefiro que me mandem para um sítio feio ou "discutam" comigo do que ignorarem a minha comunicação e não me darem qualquer tipo de resposta. Acho isso uma tremenda falta de educação e de respeito e chega até ser cobardia por não se ter coragem de responder a algo que lhe foi escrito ou enviado.
Na verdade, ignorar a comunicação duma pessoa, fingir que não viu ou não recebeu nada é ter a atitude pior que se pode ter com alguém, é a total indiferença, como se aquela pessoa não existisse. É o sentimento menos digno que se pode ter por alguém. 
Tenho ainda um problema maior com estas coisas das "não respostas". Claro que percebo (também não sou assim "tão tapada"!) que o silêncio diz alguma coisa e que significa que eu não importo para essa pessoa. Mas eu sou comunicativa por natureza, gosto de verbalizar o que penso e sinto, acho que a comunicar é que as pessoas se entendem e as situações se resolvem; quando os outros não agem assim comigo, fico furiosa, ansiosa e chateada mesmo! Matuto cada vez mais no que escrevi e/ou enviei, começo a congeminar formas de fazer a pessoa responder-me, de falar comigo, de ter uma qualquer reação à minha comunicação. Claro que isso é o pior que se pode fazer a pessoas que usam o silêncio como resposta: exigir e pressionar. (Admito, já o fiz no passado e os resultados não foram os melhores, obviamente!)
Termino este texto com uma pergunta que eu , infelizmente, ainda não sei responder "Como aceitar o silêncio como resposta e não voltar a pensar no assunto e/ou na pessoa?"

Deixo-vos algumas frases sobre este tema que encontrei na internet e que "ilustram" o que escrevi.





1 comentário:

  1. Este texto consegue transmitir exactamente o que eu penso sobre as "não respostas". Acho que é o pior que se pode fazer ao outro.

    ResponderEliminar